
Olá amiguinhos! Hoje nós vamos descobrir o fantástico mundo dos atributos básicos!!! Essa será uma viagem cheia de aventuras aonde essa galera vai aprontar a maior confusão!
Qual a melhor maneira de classificar os atributos de uma pessoa? Vai aqui uma idéia, não é uma verdade absoluta, mas é a melhor maneira que encontrei:
Primeira divisão:
- Físicos - Nome auto-explicativo, atributos que espelham as condições físicas da pessoa
- Mentais - Nome auto-explicativo, atributos que espelham as condições mentais da pessoa
- Sociais - Nome auto-explicativo, atributos que espelham as condições sociais da pessoa
Segunda divisão:
- Graves - Atributos mais impactantes dentro de cada divisão. Não são os de maior valor, são os mais fáceis de serem reconhecidos. São os mais "brutos" ou "palpáveis". Transmitem uma idéia de poder.
- Móveis - São atributos que tendem a mudar de valor com o passar do tempo, sem que seja preciso nenhum treinamento para isso. Lembram experiência.
- Agudos - Estes dão a idéia de mais rápidos, de velocidade. São incisivos mas rasteiros.
Classificação dos atributos:
Força: Conceitua a força física de uma pessoa. É um atributo Físico/Grave;
Constituição: Conceitua o vigor físico de uma pessoa. É um atributo Físico/Móvel;
Destreza: Conceitua a velocidade física de uma pessoa. É um atributo Físico/Agudo;
Inteligência: Conceitua a capacidade intelectual de uma pessoa. É um atributo Mental/Grave;
Sabedoria: Conceitua a vivência de uma pessoa. É um atributo Mental/Móvel;
Raciocínio: Conceitua a velocidade mental de uma pessoa. É um atributo Mental/Agudo;
Beleza: Conceitua a atratividade de uma pessoa. É um atributo Social/Grave;
Simpatia: Conceitua a empatia de uma pessoa. É um atributo Social/Móvel;
Lábia: Conceitua a persuasão de uma pessoa. É um atributo Social/Agudo;
Diferenças entre:
Inteligência e Raciocínio - Intelegência é a capacidade de armazenamento de uma pessoa (seria algo próximo ao HD+Processador) enquanto o Raciocínio é a capacidade de assimilação imediata (seria algo como a Memória RAM). Sendo assim, alguém com uma inteligência alta mas Raciocínio baixo precisa ficar pensando varias horas para chegar a uma solução. Um Raciocínio alto + Inteligência baixa gera uma capacidade de reação alta para dar respostinhas (dar nos dedos, owned...) em uma conversa, mas seria alguém que se esquece aonde deixou a chave da porta de casa.
Idade e Sabedoria - Sabedoria é a experiência de vida de uma pessoa, e Idade é a referência que essa pessoa possui de seu nascimento. Alguém de baixa idade mas alta sabedoria aprendeu mais coisas em sua vida do que uma com idade alta e sabedoria baixa. Quanto maior a sabedoria maior a taxa de aproveitamento da idade.
Sabedoria e Inteligência - Inteligência você adquire com teoria, sabedoria você aprende com a prática. O melhor aluno que acabou de sair da faculdade de engenharia leva um baile do mestre de obras por conta de sua falta de prática. Mas com o passar do tempo ele tenderá à estar em melhores condições que o mestre de obras. Alguém que conclui que o céu é azul de dia baseado no que leu em livros está usando a inteligência, mas alguém que chega na mesma conclusão usando a sua experiência está baseando-se em sua sabedoria.
Destreza e Raciocínio - Raciocínio rápido mostra uma capacidade de assimilação rápida, destreza rápida mostra uma capacidade física de exercer a vontade. Imagine um carro com seu motorista. Alguém com Raciocínio alto sabe olhar o carro sendo fechado por um caminhão e consegue escolher boas alternativas para reagir. Se for um piloto conseguirá executar uma opção, mas se este motorista for um senhorzinho de 85 anos ficará limitado pela sua condição física e provavelmente baterá o carro (mesmo tendo se antecipado a isso). Agora, uma pessoa de baixo raciocínio mas alta destreza não saberá o que fazer, mas qualquer coisa que decidir será feita na hora (acabará jogando o carro mais para cima ainda do caminhão).
Beleza e Simpatia - Beleza alta + Simpatia baixa é uma Fernanda Lima, gostosa mas insuportável. Simpatia alta + Beleza baixa é aquele cachorro feio que você gosta, e que fica puto quando alguém chama o cachorro de "cramuião".
Simpatia e Lábia - Simpatia alta + Lábia baixa é alguém que te agrada a presença, mas que não consegue te convencer em nada. Lábia alta + Simpatia baixa = aquele vendedor insuportável que consegue te convencer a levar um "travesseiro com tecnologia da nasa".
Lábia e Beleza - Lábia baixa + Beleza alta = puta de luxo, faz tudo o que você mandar, sem ter condição de discutir. Beleza baixa e Lábia alta, aquela baranga por quem um dia você acabou apaixonado.
Acho que é só,
Abraços
Everton