1 de set. de 2007

Tendências e personalidade

Tendência
Tendência é a base psicológica de um personagem. Ela é algo natural, intrínseco à cada um, que representa o instinto lapidado pela experiência pessoal do personagem. Cada pessoa já nasce pré-determinada (seja pela configuração genética ou pelas forças básicas elementais (leia-se configuração dos neurônios, que pode ser afetada pelo corpo hospedeiro (mãe) ou por fatores adversos como por exemplo a força da gravidade). À partir do nascimento o personagem começa a interagir com o mundo, e essa interação pode suprimir ou estimular sua tendência. Uma criança que sente prazer ao bater em outra pessoa pode ser estimulada (quando alguém o acha "engraçadinho" batendo ou qualquer outra atitude que não reprima o agressor)ou reprimida (mandado para o cantinho da disciplina, advertido ou qualquer outra atitude eficaz de disciplina). A partir da conscientização da pessoa ela tentará reagir de uma mesma forma. Conforme são dadas respostas ao seu comportamento, essas atitudes podem mudar. Quanto maior a experiência passada pela pessoa, mais cristalizado será este comportamento. Alguém que foi pego e "disciplinado" roubando na primeira vez que tentou pode nunca mais tentar roubar, agora alguém que foi pego roubando uma vez, mas que já roubou outras quinhentas vezes provavelmente verá um "custo x benefício" melhor em continuar roubando. Isso nos indica que a tendência pode mudar sim, mas é um procedimento que normalmente é traumático e muitas vezes demorado. Grandes mudanças neste procedimento podem desencadear sérios problemas mentais (que normalmente desembocam em problemas sociais).
A tendência é classificada em dois grupos, Organização e Natureza:
Organização
Analisa o grau de organização da pessoa. Quanto mais alguém se esforça para seguir as regras impostas mais próximo da tendência leal ele estará. Repare que a lealdade se dá com regras externas, e não com regras internas. Todo mundo segue regras pré-estabelecidas, a diferença está em aceitar as regras impostas por outros. Uma organização caótica considera suas atitudes legítimas, e nada mais. Se por acaso a ordem imposta é idêntica a sua norma pessoal ele não verá problemas em seguí-la, independentemente da lealdade, pois está só será exposta no momento de conflitos de interesse. O conceito de lealdade/caos não se confunde com o conceito de dinamismo/estável, um personagem leal pode ser dinâmico assim como um personagem caótico pode ser estável.
Leal – Personagem organizado. Ele não apenas segue, mas gosta de seguir normas externas. Quanto mais regras para serem seguidas, mais confortável o personagem se sente. Em casos que não houver uma norma para seguir ele tenderá a criar alguma base para servir como regra.
Neutro – Não vê problemas em seguir a regras, mas não vê porque não quebrá-las de vez em quando.
Caótico – A única regra válida é a sua. Quanto maior o número de regras impostas maior é a prisão. É comum o personagem caótico não notar que ele mesmo segue um padrão nas suas atitudes e se achar livre por conta disso (porque ele não segue "o sistema").
Natureza
Demonstra o quão egoísta o personagem é. Quanto menos egoísta mais ele vai se preocupar com os outros, independentemente de sua ligação. Quanto maior a ligação entre a "vítima" e o personagem, mais clara ficará a natureza do personagem. Alguém mau tomará a decisão de "queimar" um parente próximo bem mais rápido que um personagem neutro (o bom provavelmente se queimará junto).
Bom – Você se sente no lugar das pessoas. Graças a sua empatia você não quer ver os outros sofrendo. Sempre que for possível você vai ajudar as pessoas, mesmo que nunca as tenha visto antes.
Neutro – Gosta de ajudar aos outros, mas desde que isso não te prejudique. Você está no mesmo patamar que qualquer um. Se for possível ajudar, tudo bem. Agora se não for possível, não vai ser algo que vai te deixar sem dormir de noite.
Mal – Ajudar apenas quem tiver algo a oferecer. Inclusive ver o sofrimento dos outros não é assim tão ruim. É até confortável ver a dor no rosto dos seus inimigos.

Personalidade
A personalidade é algo construído em cima da tendência, mas sem desconsiderar os atributos básicos. A personalidade é algo um pouco mais trabalhado que a tendência, que nos diz um pouco das pretensões do personagem. Ela nos dá uma visão mais clara das atitudes da pessoa. Sua principal função é descrever as atitudes gerais do personagem, assim como explica um plano maior de sua vida.
Ainda estou pensando nos pormenores desta função, mas a idéia era complementar a tendência.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu imagino que vc esteja se baseando naquele conceito de natureza e comportamento do WoD...

é isso mesmo?

mestre disse...

Sim, eu usei uma mistura dos dois sistemas. Como eu disse outro dia, existem muitas coisas no WoD e no D&D que são muito úteis. No sistema de personalidade do personagem sempre fiquei meio em dúvida sobre qual é mais relevante. No final acabei criando um híbrido dos dois (a idéia até achei boa, só que na prática não sei se vai ser algo bom).